quarta-feira, 20 de agosto de 2025

 Estar em grupo pode ser reconfortante, mas perigoso na mesma proporção. O grupo é capaz de te exaltar e capaz de te linchar. Se a sua posição é de uma pessoa desalienada, será atacada, em voz alta, na sua frente, ou em silêncio, até que te olhem de longe demonstrando a autoria do ataque. Para uma psicanalista o caminho é feito às margens, pois o grupo acolhe enquanto o seu discurso ou sua escuta lhe serve, te expulsa quando o ser psicanalista incomoda a performance quadrada dos alienados. 


Um dia um homem na praia me disse que eu fosse me arrastando mas que eu continuasse. Ser sozinha é uma arte e quase ninguém consegue, apesar de todos estarem sozinhos, mantém alguém do lado pra não se enxergar tão só. Ou vai pro lado de alguém. Sozinho mesmo não existe pois o mundo pra girar e a comida chegar no prato precisa de muita gente. Mas existe o sozinho no meio de todo mundo e isso todo mundo é. Mesmo os que não se sintam sozinhos enquanto sozinhos, sintam-se bem acompanhados. 

O choro ninguém vê, nem a tristeza por tanta constatação da imundície das humanidades quando se juntam pra atacar. Se se persiste em busca de valer o seu direito de apenas ser, dentro da lei, você pode ser considerado problemático, exagerado, cri-cri, até doente mental. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundos Saberes (para o seu comentário)