quarta-feira, 6 de outubro de 2010

No caminho

No caminho eu vejo carros, caminhões
Vejo os mesmos bichos, mesmos sítios
No caminho eu ora sinto frio, ora sinto calor
Agonia condicionada
Alegria quando abertas as janelas
Todo dia, nessa mesma trajetória
para lugar onde não estou
Para lugar parado e inflamável
De estruturas mórbidas, poluídas, poluentes

No caminho tento me concentrar
Em algo para me retirar
Me colocar de volta
É o meu caminho
Tento enxergar a beleza
De repente algumas flores azuis, amarelas,
acesas em meio ao denso verde mato
Coloco minha alma junto à música
Coloco meu espírito em atos dignos
Faço planos, desligo

No caminho, todo dia, filas nada organizadas
Atitudes ilegais e desleais
Buraco, asfalto

Casas de papelão
Lixo pelo chão
Meu estômago quase na mão
Minha cabeça nesse caminho
Todo dia
Indo e vindo


Cheguei na gaiola e abri minha caixa de mensagem. Recebo regularmente mensagens de reflexão, auto ajuda, sei lá como chamam. Coincidentemente parte de uma delas dizia que "a estrada do bem está cheia de tropeços e dificuldades,mas é por ela que se chega aos campos floridos da felicidade". Bonito isso, né? K K K, como costuma dizer quem me mandou a mensagem. Recorro ao meu remédio então. Tento escrever. Falar de felicidade? Meu marido fala tanto nessa felicidade, que quer ser feliz...

Quem será essa poderosa, dona de todos os sonhos alheios? Insisto em dizer que ela não existe. Existe o buraco que se cava para alcançá-la e, no meio do caminho, sente-se o cheiro dela, o gosto, temperatura e o que mais o sentido humano é capaz de captar - felicidade não é necessidade, não se pode pegá-la, nem alcancá-la. Já pensou "chegar à felicidade"? Eu morreria então. Lembrei do pote de ouro no fim do arco íris! Alguém conhece o fim do arco íris? Só existe o fim do arco íris quando a luz do sol deixa de incidir sobre as gotas de chuva presentes no ar, e quando tem alguém para obervá-lo. Se não existe observador, o arco íris aparece como qualquer outro fenômeno. Já cansei de gritar: olha o arco íris! quando ninguém ao meu lado ainda o havia visto.

Um comentário:

  1. A felicidade existe. Ela existe em todos os nossos momentos de prazer, de satisfação; momentos de riso, descontração, de conquistas, de objetivos alcançados. A gente perde muito tempo buscando a felicidade plena e esquece de prestar atenção aos pequenos e frequentes momentos que nos fazem felizes de verdade.

    ResponderExcluir

Segundos Saberes (para o seu comentário)