domingo, 20 de março de 2011

PERGUNTAS E RESPOSTAS

- Mãe, você e Paulo fazem sexo?

- Aham.

- Vocês transam?

- Fazer sexo e transar é a mesma coisa, filha, adultos fazem isso..

- Fazem muito? Vocês fazem muito?

- Não sei se muito, mas faço o que adultos fazem.

Respondi com naturalidade. Ufa! Mas não é alívio por ter respondido tranquilamente à questão. O sentimento vem porque ela perguntou a mim, não a outra pessoa. Um dia desses, vendo o outdoor sobre o uso da camisinha com Leo Santana do Parangolé, (o que lhe chamou a primeira atenção com certeza) ela fez a pergunta:

- O que é camisinha?

- É uma proteção para o homem.

- Para o pinto?

- Sim.

- Proteção pra quê?

- Contra doenças.

Ela, muito mais atualizada:

- Mas tem camisinha pra mulher também...

- A camisinha da mulher é diferente.

- Pra proteger a “totoca”?

- Sim, mas só adultos usam isso.

Bem, penso que as respostas saciaram as perguntas! Rsrssrsr... Eu poderia dizer que achei que ouviria tais questionamentos mais tarde, e não aos sete anos do seu nascimento, porém conheço muito bem a figura gerada por mim e percebo, com a minha sensibilidade, por onde caminham as suas observações.

Assistimos à televisão em família, atitude que indico a todos os pais. O seu conteúdo só é um mal para a criança quando não supervisionada por seus responsáveis educadores. Assim, quando a única distração conveniente para todos é o entretenimento com este “ente eletrônico” - para mim uma das maiores invenções humanas -, a solução é não assistir calado com a presença de um sujeito em formação. Aproveite o intervalo para tecer comentários, educar, seja com novelas, noticiários, ou com desenhos animados. Se estiver aproveitando o tempo no qual a criança assiste para fazer outras coisas, ainda assim, não deixe de conversar. Colocar palavras é muito importante, deixar que a imaginação da criança voe muito alto é extremamente perigoso.

Hoje ela assistiu a um filme de terror. Mais um na sua lista. Já experimentou trechos de “Chuck, o boneco assassino”, por “Exorcista, o início”.

- Eu sei que tudo isso é maquiagem! Lembra quando eu sentia medo do lobo-mau fazendo “ahhhhh” e eu tinha medo? Eu vi que era maquiagem! Tudo que acontece em filme é mentira!

Essa é uma conclusão importante, um dado de realidade, já não pertencerá à imaginação. Esses entendimentos são meus, não sei se tenho razão. São coisas de ser mãe e mulher, curiosa da psicanálise, com meu “chip” bem atualizado. Eu li muita revista “Capricho” e “Querida” quando começamos eu e minhas irmãs a entrar na adolescência, minha mãe achou mais prático, eu penso. Nada que invalidasse a transmissão de conhecimentos, afinal, uma leitura é sempre uma leitura. Mas eu desejo um relacionamento mais estreito com a minha filha pra tratar dessas questões. A revista é uma boa ilustração .

Ela costuma acompanhar também as nossas reações emotivas, principalmente de Paulo. Um dia, enquanto eles dois assistiam ao noticiário sobre as enchentes devastadoras no Rio de Janeiro (nunca vi uma criança dessa idade assistir ao noticiário e tecer comentários! Ela faz sempre!), observou lágrimas caindo no rosto dele:

- Não chore... isso é lá no Rio de Janeiro, não é aqui...

Não preciso falar das explicações que ele deu, hoje ela já compreende muito bem quando isso acontece e até fica mais atenta.

Enfim, relatar as peripécias deste ser para mim é muito prazeroso. Observar seu desenvolvimento a partir de tanta informação que o mundo de hoje traz, juntamente com o que ele já me trouxe, é desafiante e não muito fácil. São detalhes, perspicácia e amor dedicado a um ser que não está pedindo para recebê-lo, e eu aprendo a ter em cada segundo para lhe dar. É algo como fotossintetizar...

8 comentários:

  1. Vou aprendendo com vocês pra quando o meu chegar eu saber "mais ou menos" o que fazer... Ela é incrível!!

    ResponderExcluir
  2. Ao ler os questionamentos deste pequeno ser, pela primeira vez sentir medo. E quando for comigo? Como agirei ? O que farei ? Aff, faltou ar, será que estarei preparada?

    Vamos caminhando...

    Bjs amiga

    ResponderExcluir
  3. Essa menina é sensacional! Me apaixonei logo que vi. Também com uma mãe tão amiga e inteligente, não poderia ser diferente.
    Viva Clarice!

    ResponderExcluir
  4. Essa eh minha neta. Inteligente, sensivel, observadora, comedida.
    Continuem assim, tah com demais. Bjs. Sua mãe.

    ResponderExcluir
  5. Ahhh...Clarice é um fenômeno,sem comentários! Dá pra escrever um livro com as estorias dela, que tal a idéia?
    Já sei q nao tem tempo, mas ia ser o maior sucesso!

    Bjossss da tia Pati!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pela dica, Tia Pati-Beijo!
    Obrigada a todos pela visita!

    ResponderExcluir

Segundos Saberes (para o seu comentário)