quinta-feira, 31 de março de 2011

Vale a pena ver de novo, não!

Com um certo atraso, recebo cinco notificações da escola de minha filha. Motivos: conversa em sala de aula, desrespeito à professora, atraso, conflito. Na mesma semana, mais duas - conversa em sala de aula. Telefono para a escola, com um certo abalo emocional. Marco uma reunião, marco sessão com analista para ela. Mas quem está precisando de analista? Acalmo meus impulsos inconscientes cristãos de culpa e procuro pensar na situação. Isso não levam horas, levam dias!!

Não concordo com a punição de uma criança retirando o que lhe dá prazer, mas se o que tem lhe dado prazer são passatempos fúteis oferecidos pela televisão aberta brasileira, eu não penso duas vezes em colocar em prática.  Desde que começou a frequentar a escola, com um ano e três meses de nascida, o fez no turno vespertino. Este ano, no segundo do fundamental, resolvemos experimentar o turno matutino. Ela sempre disposta, aceitou, e desde então, acorda cedo e volta cheia de disposição ainda. O tempo que permanecia dormindo pela manhã, passou a ficar em frente à televisão pela tarde. O resultado disso, dentre outras coisas, é que ela já sabe o nome de vááaaaarios atores globais e todo o conteúdo das novelas!!! Alerta geral para a mamãe aqui... Após as notificações determinei horários para tomar as doses diárias do "veneno" eletrônico - prescrição de mãe. "Vale a Pena Ver de Novo", não. "Vídeo Show" para descansar do almoço. Fazer as tarefas enquanto a "Sessão da Tarde" não começa, porque ao filme é permitido asssitir. No lugar de "Malhação", "Todo Mundo Odeia o Chris". É o espaço de tempo no qual eu chego em casa e sentamos para rever as tarefas da escola, conversar, ler, cantar.

Eu, muito mais retraída e observadora na infância,  tenho encontrado certa dificuldade de compreensão no que diz respeito a esse tipo de comportamento numa criança. Assim, vou tomando atitudes pensando no seu desenvolvimento como sujeito desejante. Uma criança desejante não é mais uma criança, é A Criança. Ela sabe o que quer, não teme desafios. Porém, mesmo pouco interessada em envolver-se no desejo de outrem, minha filha sempre demonstrou excelente comunicação e manteve a sua volta grande parte dos seus companheiros de sala de aula. Muito engraçado foi o telefone tocar de noite e eu ouvir do outro lado uma voz aguda de criança perguntando: - Alô, Clarice está? kkkkkkkkkkkkk Como ela cantou ontem uma música de sua autoria: criança depois de cinco anos, é uma criança grande! E não foi um telefonema não, muitos telefonemas, convites para os finais de semana etc. (Os visitantes deste blog gostam muito desses relatos, não?! E quem conhece a "anã" sabe o quanto ela é capaz de atrair a atenção de pessoas...).

- Mãe eu não consegui calar a boca em nenhuma matéria!
- Mas por que isso, minha filha?
- Não sei , todo mundo fica puxando conversa comigo!

Dia seis de abril encontrarei com a professora regente. Um encontro demasiado tarde, pois o contato que mantenho com a escola sempre foi muito intenso. Não precisa nem escrever aqui os motivos dessa intensidade...rsrsr  

Espero e trabalho para que minha filha caminhe para uma vida adulta saudável.

7 comentários:

  1. Olá obrigada pela sua visita e obrigada também por se tornar uma leitora, fico feliz a cada dia com o aumento de leitores em meu blog. Na verdade eu tenho poucos seguidores, pretendo chegar a meta de mais de 1.100 seguidores. Que legal que tem uma filha, ela tem blog? O seu blog também é legal, mais está sobre aviso de conteúdo impróprio? Eu pergunto demais. Obrigada mais uma vez minha querida, Beijos.
    Tainã Almeida.

    ResponderExcluir
  2. As vezes falam que sou frescurenta com essa coisa de seguidor, mais eu sou muito timida e o blog é a única maneira de eu me sentir a vontade, isto é me expresso atraves de palavras. Fiquei feliz por meu blog alcançar a meta de 6.000 visitas mensais, que concerteza se tornará diárias; Enfim eu falo demais!

    ResponderExcluir
  3. Finalizando valeu por gostar do blog,

    ResponderExcluir
  4. Amiga, Voce precisa procurar uma editora e lançar um livro. Adoro ler seus comentários.

    Pense nisso com carinho.

    ResponderExcluir
  5. Como a Maria Bonita disse, espero que vc realmente pense nessa possibilidade.
    Adoraria ir a uma tarde de autografo sua.

    Bom, eh isso que uma mãe faz, procura alternativas para educar seus filhos, as vezes
    acerta e as vezes erra querendo acertar.

    Bjs ´prá vc e sua anã.

    Sua mãe.

    ResponderExcluir
  6. Minha mãe, Maria Bonita é Roberta! kkkkk Quanto a tarde de autógrafo...rsrsrs

    ResponderExcluir
  7. Ser mãe parece ser bastante complicado, mas me parece muito excitante.
    Um livro é uma idéia bastante interessante. Sei que iria me deliciar ao lê-lo.

    ResponderExcluir

Segundos Saberes (para o seu comentário)