quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Aos psicanalistas

"Notemos primeiramente que o pecado (..) é a ausência de comunicação. 
(...) Nem é preciso dizer que devemos preservar a identidade do outro. Se tomamos o seu lugar, onde é que ele poderá se colocar? Nós o faríamos desaparecer e, sob pretexto de ajudá-lo, assinaríamos o seu extermínio." (Françoise Dolto)

Sublinhar as palavras de um texto, nada mais é do que realçar aquilo que já se sabe. Ler e identificar-se com um texto o também é. Ninguém ensina alguma verdade a outro, a verdade está em cada um, nas impressões da infância, nas situações comuns da vida dentro de uma sociedade, dessa civilização. Por isso há a interpretação, por isso a psicanálise é tão interessante para mim.

Ganhei um marcador de livros de uma confrade que visitou o museu de Freud, e traz o seguinte:

"The poets and philosophers before me discovered the unconscious. What I discovered was the scientific method by wich the unconsious can be studied." (Sigmund Freud)

Interessante que ainda não havia citado qualquer coisa de Freud aqui neste blog... rsrsrs Esse senhor e sua teoria tornou-se tão interessante para mim quando iniciei a minha análise aos 22 anos, e não sabia ao menos o que era a psicanálise. Conheci os primeiro resultados desse aprendizado ao acesso do inconsciente. O primeiro livro de psicanálise que li foi a auto biografia de Françoise Dolto, cujos escritos eu busco acessar sempre, e sempre me traz bons esclarecimentos.

Então hoje eu escrevo em homenagem a cinco psicanalistas, esses dois supracitados e a mais três psicanalistas presentes na minha vida: Jacques Lacan, autor de uma releitura importantíssima da teoria freudiana e trouxe ao meu entendimento a questão do Real, do Imaginário e do Simbólico; Maria da Conceição Nobre, minha analista, a quem declaro minha paixão transferencial e dirijo meu agradecimento ao seu trabalho trazendo para mim uma possibilidade de reinventar a minha comunicação com o mundo a partir do que eu sou sem deixar de ser eu,  e a Emilio Rodrigué, analista da minha analista, cujo contato se deu e ainda se dá através da sua obra de biografia freudiana e quem eu tive o prazer de conhecer e estar sentada a seu lado, mesmo que na comemoração do seu último aniversário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundos Saberes (para o seu comentário)