terça-feira, 18 de abril de 2017

Menina baiana - claquete 6

Cena: O Amor se mede pela qualidade da paixão 


MENINA BAIANA: Eu te amo. Tenho mais o que fazer do que ficar me dedicando a quem não deseja se dedicar a mim. Os caminhos são livres e essa vida é uma verdadeira mentira. Então, minta. Continue mentindo pra todas. Elas vão se apaixonar por você mas te digo, existencialista ateu, poucas irão dedicar-se a existir junto a você. Fale comigo quando quiser. Está desbloqueado para nunca mais eu bloquear. Talvez essa seja a sua próxima ação. Digo mais: eu posso falar de psicanálise. Você não. Você, ao que me parece, não leu Freud. Fale sobre o existencialista ateu que é, não sobre alguém ser ou não ser psicanalista.

 [Ela dá meia volta]

Voltei aqui e te desbloqueei porque li isso desse fdp:

O ego não é, diretamente, unidade das consciências refletidas. Existe uma unidade 
imanente destas consciências: é o fluxo da consciência que se constitui ele mesmo 
como unidade dele mesmo [...] o Ego é unidade dos estados e das ações –
facultativamente das qualidades. Ele é unidade de unidades transcendentes e é ele 
mesmo transcendente. (Sartre, J-P. 1994: 59)

Passando o olho num artigo


O EXISTENCIALISTA ATEU: Nao consigo entender o que disse Sartre.

MENINA BAIANA: Você simplesmente é. Não sei por que dá nome ao que é, como quis me dar o nome psicanalista. Unidades de consciências refletidas eu entendi como "o Outro" , como diz Lacan, tudo que não é você mas que está em você por espelho. Você olha pro outro e se reconhece no outro. Aqui ele está falando de psicanálise. Unidade imanente destas consciências. Ele fala em unidade. Não tem outra coisa com a qual o ego se relaciona a não ser ele mesmo - "estados" e "ações". Sartre foi em Freud e fez a bomba atômica da psicanálise. Ele é psicanalista, nada de existencialista. Mas, como tudo o que difere do que é o inconsciente freudiano o povo diz que não é psicanálise, então coloca outro nome. No caso dele, o existencialismo. Você não precisa entender. Você é o Ego que ele tá falando. É o transumanamente. Aí você me mostrou mas teve suas restrições. Não sei bem o que passou com você. Por isso que digo que você mentiu e tô vendo que tudo é mentira, porque não continua nos estados e ações, porque "o ego é facultativamente das qualidades", isso é de cada um colocar o adjetivo, o sentido, seja lá o que for, no que faz (mesmo entre o silêncio, a loucura ou o fogo, por exemplo).



"Eu que já andei pelos 4 cantos do mundo procurando, foi justamente num sonho que ele me falou." (Paulo Coelho/Raul Seixas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundos Saberes (para o seu comentário)