quinta-feira, 6 de julho de 2017

Carta Aberta - depois de Reinventando Stemak

Carta Aberta

Duto, eu tenho que morrer primeiro que você. Então, por favor, tente correr menos risco. Muito obrigada por Stemak, Oiticica, Pindorama, Seijas. Bausch. Duto. Foi encontro revolucionário hoje estar com minha mãe, minha tia Rita, e chegar lá encontrar Júlia, minha primeira de 18 anos. Eu lá falando de som e silêncio pra elas na minha tentativa de dizer: eis a música.  O conjunto das peças é lindo. Parece uma Bienal o caminho que ele faz. Ele é mesmo o pai de Edbrass! Kkkkk estavam tocando um instrumento que eu tenho quase certeza que é o que Ed toca. Eu ainda não assisti a uma apresentação de Edbrass presencialmente, mas já sabe, basta acompanhar e ele mostra alguma coisa. Pqp! Vou te mandar as fotos. Teve audiovisual com minidocumentário sobre ele e uma coisa muito louca porque em determinadas horas eu não sabia se o som era eletrônico ou não. Vou procurar saber... Podem ter misturado. Não li o folder todo. Falei de Thiago hoje com você e o reencontrei lá na saída! Como eu te disse, pessoas não sustentaram assistir e foram embora gradativamente. Era um inquietação pública. Haviam músicos espalhados em três pontos no meio do teatro, como uma segunda camada de orquestra. Lindo demais. Lindo demais ver músicos, musicistas executando aquilo. Aquilo! A primeira peça intimida logo. Irrita, indaga e, quem não visitou algo sobre ele, custa mesmo ficar. Eu fechei os olhos pra entrar. Entrei. Cérebro a todo vapor! Meus óculos estão ruins, então eu escutei mais do que enxerguei. Teve intervalo! Lembrei de você assistindo Pina em Wuppertal, eu dizia que nunca ia aguentar tantas horas na cadeira de um teatro. Duaa horas rs Isbela eu vi de longe. O secretário da cultura do estado estava lá, fizeram fotinhas. Excelente pesquisa, excelente roteiro de execução. Só teve aquele porém, do revolucionário que cuidava de um passarinho na gaiola. Esse não era o sintoma dele! Kkkk! Eu desejei assistir a uma orquestra dentro ds um teatro depois daquela experiência na Concha. E olhe com quem descabacei! Pessoas que reinventaram Stemak! Ver as folhas da partitura sendo passadas e escutar o que eu escutei, parece um filme  de Lynch! Já venho enxergando a música erudita tem um tempo, e te digo, o que eu vivi é o que tem de mais erudito.  
 Eu te amo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundos Saberes (para o seu comentário)