quarta-feira, 24 de maio de 2017

o Menina baiana - claquete 82

CENA: Lugar na rede


O MENINA BAIANA: Comecei a falar lá no lugar errado e me atentei em vir pra cá. Aqui, pra rede, sem balanço. Eu me trouxe pra cá. Tenho me  movimentado bastante assim. Ou será que estou parada? Ou em círculos? Você se afastou porque minha energia está "pesada", isso? Energia pesada é energia do pesar... Ou energia ruim? Energia mórbida ou algo sem energia? Sem energia não é, porque colocou qualidade. Tantos têm se matado... Tantos se mataram também. Que energia é essa, né? Tem gente que se mata porque está feliz demais. É muito vazio esse lugar quando eu escutei de você: "eu quero você na minha vida". É de um vazio enorme tocando no meu vazio. O que é que eu faço com tanto vazio? Caridade? Será que fazendo caridade a coisa melhora? É cada uma que me aparece... Me disseram que eu teria que nascer de novo e construir minha subjetividade fora do capitalismo. Isso nunca acontecerá. Eu quero cantar o que eu quiser. Eu cantar três horas porque me pagam pra cantar três horas, continuo sendo operária se assim o fizer. Liguei e rapidamente me enxerguei pedindo um emprego à criatura de voz grave com tom grosseiro, rude. Não, não! Cachê fixo é salário! Não, não! Prefiro experimentar a oscilação desejante de um público até o dia de uma apresentação a ser empregada de uma dona de um bar pedra da sereia. As sereias são criaturas que quase mataram Ulisses. Tem uma versão nova global, um tal de sereísmo por aí, todo mundo metendo calda. Eu ainda não entendo. Penso que pode ser alguém que anda e nada por aí. Mas sou humana, demasiadamente humana. Os podres do mundo estão todos em mim. O belo é uma sensação. Índio litorâneo não ficava contemplando o mar. Sabia que com o mar ele não podia. Fez do mar deus. O sol, a lua, a mata e aquele outro bicho que ele sabia que não podia. Comigo ninguém pode. Um veneno. Sei que essa festa de aniversário vai passar e eu não. Eu vou cantar, vou cantar tanto, vou me acabar de tanto cantar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundos Saberes (para o seu comentário)